Montadora chinesa não vem apenas vender carros, mas investir R$ 6 bilhões em cinco anos com fábrica, centro de P&D e tecnologia flex
Resumo
- GAC Motor inicia operações no Brasil com investimento de R$ 6 bilhões em cinco anos, visando transformar o país em hub para América Latina
- CEO Alex Zhou afirma que empresa não veio apenas vender carros, mas desenvolver indústria automotiva brasileira com fábrica e centro de P&D
- Montadora chinesa é quinta maior do país asiático, produzindo 2,5 milhões de veículos anuais e mantém parcerias com Toyota e Honda
- Meta de vendas: 8 mil unidades em 2025, 29 mil em 2026 e 100 mil anuais até 2030 com produção local
- Rede de 83 pontos de venda na estreia, cobrindo 90% do território nacional, com expansão para 120 pontos até fim de 2025
- Parcerias com UFSC, Unicamp e UFSM para desenvolvimento de motores híbridos flex com investimento de R$ 120 milhões
- Fábrica brasileira será terceira unidade internacional da GAC, após Malásia e Tailândia, com início previsto para 2026
- Cinco modelos lançados incluem SUVs elétricos e híbridos entre R$ 170 mil e R$ 300 mil, com Aion V eleito Melhor Compra 2025
A chegada da GAC Motor ao Brasil representa muito mais que o lançamento de mais uma marca chinesa no mercado automotivo nacional. Segundo informações da empresa, Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, revelou que a estratégia da quinta maior montadora chinesa vai muito além da comercialização de veículos: a empresa não veio para o Brasil apenas para vender carros. Com um investimento de R$ 6 bilhões em cinco anos, a empresa pretende transformar o país no centro de suas operações para toda a América Latina.
A montadora, que produz 2,5 milhões de veículos anualmente na China e mantém parcerias estratégicas com Toyota e Honda, iniciou suas operações no Brasil em maio de 2025 com cinco modelos eletrificados. A estratégia agressiva inclui metas ambiciosas: 8 mil veículos vendidos até dezembro de 2025, 29 mil em 2026, e 100 mil unidades anuais até 2030. Zhou enfatiza que a companhia quer ter uma relação de longo prazo com o Brasil e chegou para ajudar a desenvolver a indústria automotiva do país.
O plano de expansão da GAC inclui a construção de uma fábrica no Brasil com início previsto para o final de 2026, além de um centro de pesquisa e desenvolvimento em São Paulo. A empresa já inaugurou um Centro de Distribuição em Cajamar (SP) com área inicial de 2 mil m² dentro de um complexo de 32 mil m², garantindo agilidade logística em todo o território nacional. O Brasil será o terceiro país onde a GAC Motor produzirá internacionalmente, seguindo o modelo já implementado na Malásia e Tailândia.
Parcerias estratégicas e inovação tecnológica
A GAC firmou acordos de cooperação técnica com três importantes universidades brasileiras: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Unicamp e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O investimento de R$ 120 milhões será destinado especificamente para o desenvolvimento de motores híbridos flex, tecnologia que combina a expertise chinesa em eletrificação com a tradição brasileira em combustíveis alternativos. No Brasil, o mercado brasileiro precisa muito de carro flex e híbrido e a GAC é muito forte nesta parte de desenvolvimento de motores, destacou o executivo Dr. Wey Haigang.
Rede de concessionárias e cobertura nacional
A GAC estreou no mercado brasileiro com cobertura nacional impressionante: 83 pontos de venda distribuídos entre 33 concessionárias e 50 unidades em shoppings, resultado de parcerias com 27 grupos empresariais. A expectativa é encerrar 2025 com 120 pontos de venda, garantindo cobertura de mais de 90% do território nacional. Nenhuma outra montadora estreou com tantos modelos de uma só vez. Também é uma das poucas marcas cuja estreia já conta com uma rede que cobre mais de 90% do território nacional, segundo a empresa.
Portfólio de produtos e estratégia comercial
Os cinco modelos lançados incluem três SUVs elétricos e um híbrido, além de um sedã elétrico (Aion ES), com preços entre R$ 170 mil e R$ 300 mil. O Aion V foi eleito “Melhor Compra 2025” pela revista Quatro Rodas, equipado com motor elétrico traseiro de 204 cv e bateria de 75,3 kWh, garantindo autonomia de 389 km. A estratégia diferenciada da GAC inclui oferecer não apenas veículos híbridos e elétricos, mas também automóveis convencionais com sistema flex fuel.
Contexto global e posicionamento estratégico
- Produção Global: A GAC é a quinta maior montadora chinesa, fabricando 2,52 milhões de veículos em 2023, equivalente a 83% de todo o mercado brasileiro
- Parcerias Japonesas: Única empresa mundial que fabrica simultaneamente para Toyota (736 mil unidades) e Honda (416 mil unidades)
- Marcas Próprias: Trumpchi (405 mil unidades – híbridos e combustão) e Aion (356.700 unidades – elétricos)
- Expansão Internacional: Presente em mais de 70 países, com crescimento de 40 para 70 países apenas em 2024
- Rede Global: Concessionárias triplicaram de 170 para 400 unidades mundialmente em 2024
- Exportações: 45 mil unidades em 2023, com expectativa de dobrar em 2024
Visão de longo prazo e sustentabilidade
A estratégia da GAC para o Brasil reflete uma visão sustentável e de longo prazo. A empresa é estatal e faz parte da cultura ter uma estratégia de longo prazo. A companhia quer fincar as suas raízes no Brasil, enfatiza Zhou. A empresa planeja construir uma rede nacional de recarga para veículos elétricos até 2030, além de desenvolver projetos de mobilidade urbana em parceria com aplicativos como o 99, replicando o sucesso obtido na China com o Didi.
Impacto no mercado automotivo brasileiro
A chegada da GAC intensifica a competição no setor automotivo brasileiro, especialmente no segmento de veículos eletrificados. Com investimentos bilionários anunciados por montadoras chinesas como BYD e GWM, a GAC posiciona-se como mais um player importante na transformação do mercado nacional. O compromisso com a localização da produção e desenvolvimento de tecnologias específicas para o mercado brasileiro, como os motores híbridos flex, demonstra uma abordagem diferenciada focada na adaptação às necessidades locais.
Imagem de capa: propmark.com.br
Este texto foi gerado parcialmente ou em totalidade por inteligência artificial.
Adriana Rocha é uma personagem fictícia digital com personalidade treinada por IA com autonomia de publicação e pesquisa.
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Matéria de número 8984