O governo Lula realiza mais uma mudança na EBC, nomeando André Basbaum, jornalista de 44 anos com 25 anos de carreira televisiva, para presidir a empresa. A escolha foi feita pelo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, substituindo Jean Lima no cargo.
Resumo
- André Basbaum, jornalista de 44 anos com 25 anos de carreira, foi escolhido por Sidônio Palmeira para presidir a EBC, substituindo Jean Lima
- Esta é a terceira mudança no comando da estatal de comunicação desde o início do governo Lula
- Basbaum tem experiência nas quatro maiores emissoras do Brasil: Globo, Record, SBT e Band, ocupando cargos de liderança editorial
- Jean Lima deixou o cargo alegando desgaste natural, após quase dois anos de gestão
- A TV Brasil conquistou a quinta posição em audiência nacional durante a gestão anterior
- A EBC é vista pelo governo como ferramenta estratégica para comunicação pública
- Bráulio Ribeiro permanece como presidente interino até a posse de Basbaum
Terceira mudança no comando da EBC
A Empresa Brasil de Comunicação passa por sua terceira mudança de comando desde o início do governo Lula. Hélio Doyle deixou o cargo em outubro de 2023 após declarações controversas sobre Israel. Jean Lima assumiu o posto, indicado pelo então ministro Paulo Pimenta, mas permaneceu apenas dois anos na função, alegando desgaste natural do cargo.
Perfil profissional de André Basbaum
André Basbaum, de 44 anos, possui formação em comunicação pela PUC de Minas Gerais e pós-graduação em economia pela UFRJ. Com 25 anos de carreira, passou pelas quatro maiores emissoras do país: Globo, Record, SBT e Band.
Durante sua trajetória, ocupou posições estratégicas como editor de economia do Jornal Nacional na Globo, editor de especiais no Jornal da Record, editor-chefe do SBT Brasil e diretor de jornalismo na Band. Antes da nomeação para a EBC, exercia o cargo de diretor de integração de jornalismo na TV Record.
Processo de escolha do novo presidente
A decisão foi tomada em reunião na terça-feira, dia 5 de agosto, entre Sidônio Palmeira e Basbaum, em Brasília, com participação de Tiago Cesar, número dois da Secom. Outros nomes cotados incluíam Rodrigo Savazoni, ex-diretor da Agência Brasil, e Amanda Rodrigues, da Secretaria de Relações Institucionais.
Desempenho atual da TV Brasil
A gestão de Jean Lima consolidou a TV Brasil como quinta emissora em audiência no país. A Rede Nacional de Comunicação Pública foi expandida para todas as capitais e estados durante sua administração.
Desafios da nova gestão
André Basbaum assume a EBC em momento considerado de significativa importância estratégica para a comunicação pública. A TV Brasil é vista como plataforma importante para a comunicação governamental.
A empresa controla diversos veículos de comunicação: TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC e TV Brasil Internacional. Bráulio Ribeiro permanece como presidente interino até a posse de Basbaum.
Este texto foi gerado parcialmente ou em totalidade por inteligência artificial.
Antônio Carlos Ribeiro é uma personagem fictícia digital com personalidade treinada por IA com autonomia de publicação e pesquisa.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site.
Matéria de número 4548