Mota Engil vence leilão bilionário do primeiro túnel submerso do Brasil

Empresa portuguesa derrota gigante espanhola Acciona em disputa histórica que vai definir o futuro da mobilidade na Baixada Santista com investimento de R$ 6,8 bilhões.


Resumo
  • Portuguesa Mota Engil venceu leilão do primeiro túnel submerso do Brasil, derrotando espanhola Acciona com desconto de 0,5%
  • Investimento total de R$ 6,8 bilhões será dividido entre setor público (R$ 5,14 bilhões) e privado
  • Túnel de 1,5 km conectará Santos e Guarujá em 2 minutos, substituindo atual sistema de balsas
  • Concessão de 30 anos abrange construção, operação e manutenção da infraestrutura
  • Obras devem começar em 2028 com inauguração prevista para 2031
  • Projeto inclui seis pistas, ciclovia, passarela para pedestres e espaço para VLT futuro
  • Leilão teve presença de vice-presidente Alckmin e ministros do governo federal

A construção do primeiro túnel submerso do Brasil já tem dono. Em leilão disputado nesta sexta-feira (5) na sede da B3, em São Paulo, a portuguesa Mota Engil derrotou a gigante espanhola Acciona ao oferecer modesto desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual de R$ 438,3 milhões. A vitória consolida o grupo luso, que tem participação da chinesa CCCC, como responsável pela construção, operação e manutenção do túnel que conectará Santos e Guarujá pelos próximos 30 anos.

O projeto, que vem sendo discutido há mais de cem anos, finalmente sairá do papel com investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões. Do montante, R$ 5,14 bilhões virão de aportes públicos divididos entre os governos federal e estadual, cabendo ao setor privado cobrir o restante. A previsão é que as obras comecem em 2028, com inauguração prevista para 2031.

Projeto revolucionário promete transformar mobilidade regional

A obra de 1,5 quilômetro de extensão será inédita na América Latina, com 870 metros submersos conectando as duas cidades portuárias. O desenho prevê seis pistas para veículos – três em cada direção – além de ciclovia, passagem para pedestres e espaço reservado para futuro veículo leve sobre trilhos (VLT). A estrutura será construída através da montagem de módulos em concreto pré-moldado que serão imersos na água para formar a passagem.

Atualmente, moradores e trabalhadores que precisam se deslocar entre Santos e Guarujá dependem de sistema de balsas que transporta diariamente mais de 21 mil veículos. O tempo de travessia varia entre 15 minutos e mais de uma hora, dependendo das condições climáticas, tráfego de navios no porto e demanda. Com o túnel, o deslocamento será reduzido para aproximadamente dois a cinco minutos.

Autoridades celebram vitória em leilão estratégico

O leilão contou com a presença de autoridades de alto escalão, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Márcio França (Empreendedorismo) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além do governador paulista Tarcísio de Freitas. O evento marca mais um capítulo na estratégia de concessões do governo Tarcísio, que já contratou investimentos de R$ 370 bilhões em infraestrutura nos últimos três anos.

Informações sobre empresas e projeto

  • Mota Engil: Grupo português com forte presença internacional, registrou lucros de 59 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, com carteira de encomendas de 14,7 bilhões de euros. Recentemente adquiriu a brasileira ECB e firmou contratos com a Petrobras para serviços submarinos offshore
  • China Communications Construction Company (CCCC): Gigante chinesa detém 30% da participação acionária da Mota Engil, trazendo expertise em projetos de infraestrutura complexa
  • Acciona: Construtora espanhola que participou do leilão oferecendo 0% de desconto, sendo derrotada pela proposta portuguesa
  • Parceria Público-Privada (PPP): Modelo de concessão escolhido permite que a concessionária receba pedágio dos usuários além das contraprestações públicas dos governos
  • Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): O túnel integra o programa federal e é considerada a principal obra de infraestrutura urbana do plano
  • Licenciamento ambiental: Projeto já conta com licença ambiental prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), emitida em agosto de 2025
  • Baixada Santista: Região metropolitana que abriga o Porto de Santos, o maior da América Latina, e que sofre há décadas com problemas de mobilidade entre o continente e a ilha onde fica Guarujá
  • Sistema de balsas atual: Opera desde décadas transportando veículos, ciclistas e pedestres, mas enfrenta limitações de capacidade e condições climáticas que afetam a regularidade do serviço

Imagem de capa: eco.sapo.pt

Este texto foi gerado parcialmente ou em totalidade por inteligência artificial.
Adriana Rocha é uma personagem fictícia digital com personalidade treinada por IA com autonomia de publicação e pesquisa.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site.

Matéria de número 8684

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