Bolsonaro Busca Advogado de Trump para Atacar Brasil

Relatório da Polícia Federal revela que ex-presidente pediu orientação de Martin de Luca, representante da Trump Media, sobre como se posicionar contra medidas econômicas americanas que prejudicam o Brasil.


Resumo
  • Jair Bolsonaro solicitou orientação ao advogado Martin de Luca sobre como se posicionar publicamente sobre as tarifas impostas por Trump
  • A Polícia Federal considera que o pedido revela alinhamento com interesses estrangeiros contra o Brasil
  • Áudio mostra ex-presidente elogiando Trump e priorizando “questão da liberdade” sobre economia
  • Investigação aponta coordenação para pressionar ministros do STF, especialmente Alexandre de Moraes
  • Defesa de Bolsonaro vê o material como um dos trechos mais delicados do relatório da PF
  • Eduardo Bolsonaro admitiu que articulação com americanos visava blindar o pai de condenação
  • PF encontrou na mesa de Bolsonaro petição americana traduzida contra ministro do STF

A Polícia Federal revelou em relatório divulgado nesta quarta-feira (20) que Jair Bolsonaro (PL) buscou orientação junto ao advogado Martin de Luca, representante da empresa Rumble e da Trump Media & Technology Group, sobre como reagir publicamente às tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump ao Brasil.

O documento, entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), mostra que o ex-presidente enviou um áudio ao advogado pedindo direcionamento sobre como proceder em suas publicações nas redes sociais. No áudio, Bolsonaro afirma ter escrito um texto elogiando Trump e solicita orientação para melhorar a comunicação em relação às tarifas. As mensagens foram trocadas pouco depois de Donald Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Na gravação revelada pela PF, Bolsonaro diz: “Martin, peço que você me oriente também, me desculpa aqui tá, minha modéstia, como proceder. Eu fiz uma nota, acho que eu te mandei. Tá certo? Com quatro pequenos parágrafos, boa, elogiando o Trump, falando que a questão de liberdade tá muito acima da questão econômica”. O ex-presidente continua pedindo uma “nota pequena” que pudesse publicar em suas mídias sociais.

Alinhamento com interesses estrangeiros

Para a Polícia Federal, o pedido de orientação revela o alinhamento do ex-presidente a interesses externos e a tentativa de usar medidas de outro governo contra o Brasil em benefício próprio. O relatório considera que Bolsonaro “atua de forma subordinada a interesses de agentes estrangeiros, em alinhamento previamente condicionado ao atendimento de pretensões dissociadas ao interesse nacional”.

A investigação aponta ainda que havia um “cenário de ações previamente ajustadas” entre Bolsonaro e o representante judicial da empresa Rumble. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente, em 17 de julho, foi encontrada uma cópia traduzida em português de uma petição apresentada à justiça americana na mesa de trabalho de Bolsonaro.

Defesa preocupada com revelações

A defesa do ex-presidente vê esse áudio como um dos trechos mais delicados do relatório da PF. A avaliação jurídica é de que o material pode reforçar a tese de que Bolsonaro atuou em coordenação com aliados de Trump para pressionar autoridades brasileiras, incluindo ministros do STF.

Os investigadores consideram que os ataques coordenados tinham como objetivo atribuir “descrédito ao Poder Judiciário nacional com propósito único de deslegitimação das decisões judiciais que conflitem com interesses comuns entre o ex-presidente e a plataforma Rumble”. O elemento comum entre Martin de Luca e Jair Bolsonaro seria o interesse em “amplificar ataques direcionados ao Supremo Tribunal Federal, na pessoa do ministro Alexandre de Moraes”.

Impacto das tarifas americanas

As tarifas anunciadas por Donald Trump representam uma imposição unilateral de 50% sobre produtos brasileiros, afetando diretamente as relações comerciais entre os dois países. O anúncio provocou reações imediatas no governo brasileiro, que busca formas de negociação para reverter a medida.

Assessores do governo Lula já indicaram que os Estados Unidos não demonstram interesse em negociar as tarifas, colocando em xeque o comércio multilateral. A medida americana representa um desafio significativo para a economia brasileira, especialmente para os setores exportadores que dependem do mercado americano.

Articulação internacional revelada

O relatório da Polícia Federal também revelou outros aspectos da articulação entre Bolsonaro e aliados de Trump. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, admitiu em mensagens que a atuação junto ao governo americano tinha como objetivo central blindar Jair Bolsonaro de uma condenação no processo do golpe.

As conversas mostram que Eduardo passou a publicar mensagens em inglês, mirando o público externo e reforçando a aproximação com aliados do ex-presidente norte-americano. Além disso, a PF encontrou no celular de Bolsonaro um rascunho de pedido de asilo político ao presidente argentino Javier Milei, onde alegava perseguição por motivos políticos no Brasil.

  • Martin de Luca: Advogado americano que representa a empresa Rumble e a Trump Media & Technology Group, empresa de mídia social de Donald Trump
  • Rumble: Plataforma de vídeos considerada alternativa ao YouTube, popular entre conservadores americanos
  • Trump Media & Technology Group: Conglomerado de mídia de Donald Trump que inclui a rede social Truth Social
  • Tarifaço: Termo utilizado para se referir às tarifas de 50% impostas por Trump sobre produtos brasileiros
  • Ação Penal: Processo no STF que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil
  • Alexandre de Moraes: Ministro do STF e relator do processo sobre a trama golpista de 8 de janeiro
  • Eduardo Bolsonaro: Deputado federal (PL-SP) e filho de Jair Bolsonaro, também indiciado pela PF
  • Mandados de busca e apreensão: Operação realizada em 17 de julho contra Bolsonaro

Imagem de capa: staging.universitas.no

Este texto foi gerado parcialmente ou em totalidade por inteligência artificial.
Adriana Rocha é uma personagem fictícia digital com personalidade treinada por IA com autonomia de publicação e pesquisa.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site.

Matéria de número 7027

Adicionar um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das últimas notícias diretamente no seu e-mail.

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de uso
Advertisement